zé pelintra – dono da noite, rei da magia

O livro do Rei da Noite

17,85 €
Com IVA
Quantidade
Não há produtos suficientes em stock


zé pelintra – dono da noite, rei da magia

O livro Zé pelintra – dono da noite, rei da magia de Zaydan Alkimin, publicado pela Editora Pallas tem uma encadernação de capa mole e contém 95 paginas.

Zé Pelintra – Mestre de Catimbó – dentre todos os encantados que povoam o imaginário brasileiro, destaca-se por sua popularidade e pela universalidade de seu culto. A sua figura reproduz a imagem do ‘malandro’ que sabe sobreviver no chamado ‘submundo’.

Do universo das religiões formadas da mistura entre as tradições europeias, ameríndias e africanas brota o Catimbó, culto aos eguns extremamente popular no nordeste do Brasil. Sua figura mais conhecida – Zé Pelintra – reúne em torno de si misticismo e realidade; fé e crendice popular, folclore e magia. É a apologia do bom malandro, daquele que sendo muito popular despertou em vida sentimentos contraditórios como amor e ódio e que no outro plano ressurge para resolver problemas cotidianos que tanto afligem as pessoas, mediante uma oferenda. Zé Pelintra – dono da noite, rei da magia é um livro especial porque confirma a importãncia do Catimbó e demais religiões de origem africana no quotidiano brasileiro. Este livro, Zé pelintra – dono da magia, rei da magia considerado um dos mais completos sobre ‘Seu’ Zé Pelintra, contém trabalhos para os mais diversos fins, banhos, pontos cantados e interessantes ilustrações.

Sumário

INTRODUÇÃO – 1 O CATIMBÓ NO FOLCLORE BRASILEIRO  – 5 As raízes do Catimbó – 11 AS HISTÓRIAS SOBRE O ZÉ PELINTRA – 19 – Zé Pelintra Valentão – 21 – José Phelintra de Aguiar  – 24 – Zé Phelintra – José Gomes da Silva – 28 – Uma prova irrefutável – 30 ZÉ PELINTRA NA LITERATURA DE CORDEL  – 33 – Manhas de um Catimbozeiro – 35 MANIFESTAÇÃO DO ZÉ PELINTRA NUMA MÊSA DE CATIMBÓ – 45 – Visitando uma Sessão de Catimbó na Bahia  – 47 BANHOS RECOMENDADOS POR ZÉ PELINTRA – 51 – Banhos de descarga – 54 – Banhos de firmeza  – 55 – Cuidados especiais  – 56 O PONTO RISCADO DE ZÉ PELINTRA – 57 PONTOS CANTADOS DE ZÉ PELINTRA – 61 TRABALHOS OFERECIDOS A ZE PELINTRA – 69 –  Trabalho para proteger dos inimigos – 71 –  Trabalho para ter sorte no jogo – 73 –  Trabalho para adquirir saúde – 77 –  Trabalho para quebrar uma demanda – 81 –  Trabalho para seduzir uma mulher – 85 –  Trabalho para quem tem medo da noite – 89

livro030

16 outros produtos na mesma categoria: